top of page
Buscar
  • Foto do escritorRobson Candêo

A psicologia da visualização de dados

Atualizado: 25 de nov. de 2019



Estudos mostram que a maioria das pessoas lembram de aproximadamente 20% do que elas lêem e 80% do que elas vêem. Em outras palavras, visualizar é uma das principais maneiras que nós capturamos informação sobre o nosso ambiente. A visualização de dados permite que você maximize seu sentido visual, revise grande quantidade de dados, e consiga conclusões.

Isso porque:


1) Você entende números e imagens de maneira diferente

Quando você vê alguma coisa a imagem é disparada em direção aos seus olhos. Seus olhos capturam essa informação e levam em direção ao seu cérebro, o qual organiza e transforma em um contexto.


Duas coisas acontecem ao mesmo tempo: Sensação – Seus sentidos transmitem estímulos ao seu cérebro Percepção – Seu cérebro interpreta esses estímulos

É uma ideia simples, mas muitas variáveis interferem no que o seu cérebro consegue perceber: cultura, humor, e experiência para citar algumas.

2) Seu cérebro utiliza processos complementares para coletar informações

Quando seu cérebro recebe estímulos, ele os processa de duas maneiras. Psicólogos chamam isto de Dual Process Theory (Teoria do processo duplo), e denomina os processos como “Sistema 1” e “Sistema 2”. De maneira simplista, Sistema 1 é como um piloto automático. Ele permite que você tome uma decisão rapidamente, baseada na informação que você precisa compreender em um determinado momento. Por outro lado, o Sistema 2 é como você toma uma decisão analítica. Enquanto o Sistema 2 leva mais tempo do que o Sistema 1, ele permite que o seu cérebro processe e solucione problemas numéricos com precisão.


SISTEMA 1 Sistema 1 permite que você identifique expressões faciais, como alegria ou tristeza, baseado no que você já sabe sobre emoções e como as pessoas as expressam.

SISTEMA 2 Sistema 2 permite que você pegue fatos (como uma equação) e enxergue informação real deles, como a resposta para um problema matemático.


3) Dashboards utilizam o melhor dos dois mundos

A visualização eficaz de dados, utiliza o Sistema 1 o Sistema 2 do processo de pensamento. Ela junta o subconsciente e a parte analítica do cérebro, permitindo a quem visualize, que tenha acesso a uma grande quantidade de dados rapidamente, sem sacrificar a precisão. Isto permite que você tome decisões orientadas a dados, sem se perder nas monótonas linhas e colunas de uma planilha.


Dashboards são poderosos.

Um estudo, descrito na TED Studies presentation, descobriu que os dados visualizados são significativamente mais efetivos para transmitir informações do que as tradicionais análises estatísticas. Em um experimento, um grupo de cientistas respondeu a mesma pergunta sobre um conjunto de dados.


Estes foram os resultados:

• 72% das pessoas que utilizaram a tradicional análise estatística para entender a pergunta, deram a resposta errada.

• 61% das pessoas que utilizaram a análise tradicional em conjunto com a gráfica (dados visualizáveis), deram a resposta errada.

• Somente 3% das pessoas que utilizaram somente gráficos, deram a resposta errada para a pergunta.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page